top of page

Das fazendas holandesas para a cozinha

Updated: Feb 28, 2022


O melhor jeito de começar o fim de semana em Amsterdam, é visitando o "Farmer's market" no Jordaan.

Este mercado realiza-se todos os sábados das 9:00 às 16:00 horas, neste bairro que é uma delícia, e reúne produtos direto das fazendas holandesas, frescos e orgânicos: pães, frutas, legumes e verduras, carnes, queijos, ervas e uma infinidade de ingredientes para encher a bolsa de natureza e saúde.


Caminhar pelos mercados de rua não é a atração mais comum nos roteiros de turismo mas pode ser uma bela forma de conhecer a cultura e a história local através da gastronomia.

Além de tudo, o mercado acontece em uma praça chamada Noordermarkt, onde também está a linda igreja Noorderkerk e a estátua construída em lembrança aos protestos que aconteceram ali, contra a deportação dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.




Quem está a passeio pode degustar algumas comidinhas e bebidas que são vendidas prontas para o consumo em alguns dos estandes, ou ainda caminhar pelas bancas de roupas, acessórios e louças de segunda mão que também escondem relíquias.


A torta de maçã mais famosa de Amsterdam, que eu já contei aqui no blog, também é vendida em um café que fica na esquina da mesma praça e vale a visita.





Caminhar em meio à tanta variedade de produtos é inspiração certa na hora de ir para a cozinha, e escolher ingredientes sazonais é a maneira mais eficiente de garantir sabor, qualidade e melhor preço, não só aqui, mas em qualquer lugar.


Já é quase verão e nada melhor do que utilizar os ingredientes orgânicos na sua forma mais pura, por isso aproveito pra dividir uma receitinha refrescante e super prática que adoro fazer.

Para complementar a base, escolhi morangos holandeses, que são os mais doces que já provei até hoje, e a nectarina que é uma das minhas frutas favoritas, ambas disponíveis agora, mas que podem ser variadas a gosto.

Essa tigela é um néctar dos céus, e ainda por cima super saudável.






IOGURTE DE CACAU COM FRUTAS DA ESTAÇÃO


• Ingredientes:


1 porção (200g) de iogurte natural

2 colh. (sopa) de abacate picado

2 colh. (chá) de cacau em pó

1 colh. (sopa) de mel

1 colh. (sopa) de aveia em flocos


Os acompanhamentos são de acordo com a sua preferência. Aqui usei:


• Morangos e nectarinas;

• Granola;

• Sementes de chia.


• Rendimento: 1 porção









0 comments
bottom of page