top of page

Instagram | 5 passos para planejamento visual do feed

Updated: Feb 28, 2022

Você tem uma conta de Instagram para o seu negócio (ou pessoal) e adoraria organizar seu feed para transmitir uma imagem mais profissional ou mais bonita esteticamente?


Meu trabalho com food styling é muito visual: combinar cores, equilibrar texturas, escolher materiais que ajudem a criar uma atmosfera, tudo é pensado.

Estes mesmos cuidados, podem ser aplicados na criação de um layout atrativo para o feed do Instagram, que deve ser visto como a vitrine do nosso negócio e a representação visual do que queremos comunicar.


A estética desta vitrine é importante, pois é ela que vai transformar aqueles visitantes que rapidamente passam pelo nosso perfil, em seguidores, e ajudar a mostrar a personalidade do nosso negócio, e nosso conteúdo de forma atrativa.


De tempos em tempos eu escolho cores que predominam nas minhas fotos, esta é uma das formas de organizar o feed e também uma prática que me ajuda a encontrar inspiração para as postagens.


No meu caso, a escolha das cores quase sempre acontece naturalmente: a sazonalidade dos ingredientes, a natureza e as estações do ano são fatores que influenciam muito na minha criatividade e no visual dos trabalhos que faço.


 


Inspirações para o feed atual:

VERÃO

CÉU AZUL ROSAS VERMELHAS NO PÁTIO

FRUTAS DA ESTAÇÃO

SENSAÇÃO DE FRESCOR


Cores predominantes:

VERMELHOS

AZUIS

BEGES (NEUTRO)

 

Para ajudar nesta organização estética da vitrine, é imprescindível que a gente dê prioridade à fotos com qualidade e para isso acontecer precisamos de LUZ, esta, o fator chave para uma boa foto.

Começar buscando por locais bem iluminados para fotografar, vai fazer toda a diferença.


Podemos considerar também:


BUSCAR INSPIRAÇÃO E FAZER UM MOOD BOARD


Busque inspiração em feeds que te chamem atenção, observando o que te faz sentir atraído por ele e depois, procure encontrar um estilo que combine com o seu/seu negócio.



Use o Pinterest para criar um mood board mesclando imagens com diferentes texturas, ângulos, prestando atenção nas cores e selecionando elementos que traduzam um conteúdo similar ao seu e ajudem a criar essa identidade visual, se você ainda não a tem.


MANTER EQUILÍBRIO VISUAL CONJUNTO


É muito importante que as fotos tenham um equilíbrio visual quando colocadas juntas, para isso podemos mesclar fotos de produtos, lifestyle da marca/empresa, um post explicativo de um serviço, uma foto da cidade onde a sua empresa se localiza, etc.


VISUALIZAR PREVIAMENTE


Existem aplicativos que podemos usar para prever a estética do feed e planejar as postagens, eles são uma ferramenta super útil para facilitar esta visão do seu perfil como um todo. Eu uso o Garny.


MANTER UM PADRÃO DE EDIÇÃO


Editar as fotos com uma certa padronização - como por exemplo, utilizando sempre o(s) mesmo(s) filtro(s)/presets.


DEFINIR CORES


Outra opção é intencionalmente definir 2 ou 3 cores para usar como tema, e estas devem predominar nos próximos 6 ou 9 posts, por exemplo.

Neste caso, criar um mood board a cada troca de cor também pode facilitar.


 

Eu não sou uma expert em Instagram ou Marketing Digital, mas os passos acima funcionam para mim. São dicas simples que aplico e que me ajudam a manter um perfil que me satisfaz visualmente e ao mesmo tempo traduz a mensagem que quero passar aos meus visitantes.


Se você achou essas dicas úteis, deixa teu comentário abaixo ou clica no ♡ e assim você contribui para que eu continue escrevendo posts assim.


Obrigada pela sua visita aqui no Blog.

Com carinho,

Camila


1 comment
bottom of page