top of page

Meu casamento em casa: dicas para organização de um evento íntimo e charmoso

Updated: Feb 28, 2022


Neste 30 de janeiro comemoramos nossas primeiras bodas, um ano passou voando e em 2016 eu tentava resumir nossa história em 5 linhas para o convite:


Nos meus sonhos de cruzar oceanos te procurei infinitas vezes,

o destino sempre misterioso em seus planos

esperou o pouso de dois corações inquietos

para finalmente mostrar que não há querer incapaz

quando a alma sabe do seu mais profundo desejo secreto.


As recordações inesquecíveis desse dia me inspiraram a dividir com vocês como organizei a celebração do nosso casamento.

Foi uma comemoração bem íntima, em casa, simples mas charmosa, e que se você estiver planejando fazer algo que se encaixe nesses critérios, também pode tirar algumas ideias daqui.

POR ONDE COMEÇAR

Escolhi um tema que tivesse a ver conosco.

Busquei referências para inspiração e defini as cores e o estilo que gostaria de usar para as flores, decorações, convite, buquê, vestido etc.

DECORAÇÃO & CARDÁPIO


Se o casamento é em casa, ao escolher os locais para dispor os comes e bebes, bem como o local da celebração da cerimônia em si, tente escolher um local com boa luz no caso de um casamento durante o dia, isso vai colaborar bastante com o fotógrafo e assegurar que as fotos fiquem lindas.


Fizemos da mesa da sala de jantar, o elemento principal do ambiente e montamos a decoração toda focada ao redor dela.

Para casas espaçosas, essa é uma boa maneira de não precisar decorar todo o ambiente.


Arranjos altos em vasos com pés mais finos, dão requinte à decoração, reservamos esses para a mesa, pois ocupam menos espaço, e alternamos com vasos mais baixos em outras partes da casa para dar harmonia.


Nosso casamento foi às 10h e a escolha foi servir após a cerimônia um brunch - uma bela mistura entre o café da manhã e o almoço, tendo a vantagem de ser uma ótima opção para agradar a todos os convidados, pois permite que você tenha maior variedade de pratos, e num conceito de “help yourself” (onde as pessoas vão se servindo) você nem precisa ter muita gente para fazer o serviço de reposição e limpeza.


Ao definir os ítens, eleja o que mais lhe agrada e pense nas pessoas que convidou, dessa forma fica fácil escolher o que vai compor o cardápio diante da vasta quantidade de opções que um brunch pode oferecer. E o mesmo serve para as bebidas.


O bolo escolhido foi um naked cake super saboroso, molhadinho e simples. Na decoração foram usadas as mesmas flores que utilizamos nos arranjos, e aqui a dica é que sejam colocadas no bolo o mais próximo possível da hora da cerimônia pra que se mantenham bonitas, já que não estarão na água, como no caso dos vasos.

CELEBRAÇÃO


Para este tipo de casamento, é possível contar com serviços de “celebrantes”, alguém que estará lá justamente para celebrar essa data, em um discurso normalmente personalizado para cada casamento, baseado na história dos noivos.


Sugiro aqui que o celebrante seja escolhido cuidadosamente e que seja alguém em que os noivos realmente sentiram aquele “click”, afinal esse é o momento mais importante e emocionante de todos.


Nossos votos foram escritos por nós, e apenas ditos um para o outro na hora da cerimônia, algo que tornou esse momento realmente inesquecível e ainda mais especial.


Novamente, é uma parte fundamental do casamento, as palavras precisam ser bem escolhidas, então o ideal é escrever com tempo e tranquilidade.

LEMBRANÇA

Como lembrança, optei pelo bolinho de pote ao invés do bem casado. É uma ótima opção para quem preza o sabor, e com um pouco de carinho na decoração ele também enche os olhos e o coração.

Seja qual for o tipo de casamento que você escolheu, o ideal é que seja um evento com a cara de vocês. Mais do que qualquer coisa, a gente vai é guardar pra sempre esses momentos na memória. Cada detalhe planejado, o que sentimos e o carinho de quem dividiu conosco esse lindo ritual. As fotos são jóias raras e tudo o que dissemos um ao outro, palavras pra lembrar todos os dias.

1 comment
bottom of page